Uma pesquisa realizada pela XP Investimentos e o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) apontou que o rádio é o meio de comunicação mais confiável quando se trata da divulgação de notícias. 

A partir de 1.000 entrevistas realizadas entre 11 e 13 de março, o público conferiu ao rádio um índice de 64% de reconhecimento de que as notícias transmitidas eram verdadeiras, contra 19% de que informações seriam falsas. O meio superou os jornais, que ficaram com os números de 61% X 24%, e a televisão, com 61% X 28%. Ou seja, para o público, a TV até mente mais que a mídia impressa. 

A situação se inverte radicalmente quando chegamos à internet e às redes sociais. O meio digital é casa da mentira, segundo os entrevistados da XP e da Ipespe. Aliás, nem os portais de notícia escapam, com os internautas tendo a percepção de eles publicam apenas 32% de notícias verdadeiras contra 50% de mentirosas. Os sites e blogs ficam numa situação ainda pior: 28% de verdades X 52% de mentiras. 

Mas nada se compara à enorme falta de credibilidade das redes sociais. O Whatsapp — onde as fake news se espalham pelos grupos familiares — conseguiu uma indicação de ter nada mais que 12% de notícias verdadeiras, contra 72% de mentiras. Uma posição de quase empate com o Facebook, que veicula, segundo o público, 11% de verdades contra 70% de informações falsas. O Instagram conseguiu um comparativo de 17% X 55% e o Twitter 16% X 52%.

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