A Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) lança nesta quinta-feira (27) os livros editados e publicados referentes ao ano de 2016. O evento tem início às 19h, na Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL), e contará com a presença de autoridades, organizadores, autores e convidados.

A edição deste ano terá uma configuração diferente: serão 40 obras lançadas, das quais 23 são impressas e 17 em formato eletrônico. Ao todo são 250 pessoas envolvidas nas produções, entre organizadores, autores e coautores. “É a primeira vez que lançamos uma quantidade de obras tão significativa e justo nesse momento, que representa uma nova etapa nas atividades da Editora”, disse Darlyne Fontes, coordenadora da Editora.

O evento também será marcado pela assinatura de termo de cooperação entre o IFRN e a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras para a publicação de obras indicadas pela Academia. O documento será assinado pelos dirigentes máximos das instituições, o reitor Wyllys Farkatt Tabosa e o presidente Diógenes da Cunha Lima.

Os livros

Dentre as obras lançadas, 5 compõem a Coleção Corpo e Educação, explorando interfaces entre o corpo e a educação e trazendo aprendizagem sobre técnicas corporais. São elas: “Em cada canto um conto”, da professora Maria Elizabete Sobral Paiva de Aquino, do Campus Ceará-Mirim; “Artes Maciais: A relação mestre e discípulo como educação sensível”, de Luiz Arthur Nunes da Silva; “A carta do pai”, de Bernard Andrieu; “Corporeidades…Inspirações”, de Terezinha da Nóbrega e “Esporte como experiência estética e educativa”, de Liege Monique Figueira.

Na área da educação, 11 obras abordam o tema através de diferentes formas. O livro “Políticas para a educação superior no Brasil”, com organização de Andréa Vale e Andrezza Tavares, é uma iniciativa do IFRN em conjunto com os pesquisadores da Rede Universitas/BR. A obra apresenta os cenários e desafios que a educação superior e profissional brasileira enfrenta e a realidade do cotidiano nas instituições.

Projetos do Instituto são destaque em outros 7 livros, como é o caso de “Enfim, o que as mulheres querem”, de Maria Socorro da Silva, que teve origem no curso de Formação de Multiplicadores em Gênero, Educação e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão. Esta obra busca a disseminação de conhecimentos produzidos no âmbito da Instituição e, ao mesmo tempo, reafirma a missão de transformação da realidade em que está inserida, seja com os relatos de experiências ou com capacitação de novos agentes nessas temáticas. O objetivo é que as mulheres possam ter acesso aos seus direitos por meio das políticas destinadas a esse segmento.

Ainda há livros de literatura, como é caso da obra “Barruadas e catabilhos”, assinada por Auridan Dantas, diretor de Gestão de Pessoas do IFRN. Ele, inclusive, acredita que a publicação ajuda a fortalecer a tese de que a oralidade não morreu. Neste nicho, contamos com 7 obras.

E, como não poderia deixar de ser, o RN é temática para 10 publicações. Parnamirim, Canguaretama, Santa Cruz ou mesmo o Seridó por inteiro são objetos para a construção de mais conhecimento.

Acesso Digital

O IFRN possui o seu próprio repositório institucional, o Memoria, onde alunos e servidores podem armazenar artigos, teses e até dissertações. 34 obras das que serão lançadas nesta quinta-feira já estão disponíveis através do repositório. Para ter acesso às versões digitais basta ir ao site www.memoria.ifrn.edu.br e buscar o livro desejado.

Confira a lista completa de obras que serão lançadas:

1. Artes Marciais: A relação mestre e discípulo como educação sensível – Luiz Arthur Nunes da Silva
2. A carta do pai – Bernard Andrieu
3. Em cada canto, um conto, uma canção: o velho, a tradição oral e a educação no Mato Grande/RN – Maria Elizabete Sobral
4. Esporte como experiência estética e educativa: uma abordagem fenomenológica – Liege Monique Filgueira
5. Corporeidades… Inspirações merleau-pontianas – Terezinha Petrucia da Nóbrega
6. Projeto de extensão fluxo contínuo – InCampus JC – Ciclo dialógico – 2015 – Éliton Costa e Francêsco Lopes
7. Seridó Potiguar – Helder Macedo, Olívia Neta e Rosenilson Santos (Orgs.)
8. Coxinha de Macaxeira – Pedro Barbosa da Fonseca
9. Centro histórico de Natal – Andréa Costa e Patrícia Amaral
10. Dialogar é preciso: Estudos e experiências interdisciplinares na escola – Renato Araújo Teixeira (Org.)
11. Fundo da Infância e da Adolescência – Marcus Vinicius Pereira Junior
12. Dos antros de pedra aos verdes prados – Francyjonison Custódio do Nascimento
13. Políticas para a educação superior no Brasil – Andrea vale e Andrezza Tavares (Orgs.)
14. Petróleo e gás: Noções básicas para alunos do ensino médio – Mário Tavares de Oliveira Cavalcanti Neto (Org.)
15. Práticas educativas em movimento: Experiências formativas de ensino, pesquisa, extensão e gestão no Campus São Paulo do Potengi do IFRN – Ahiram Castro, Elizabete Sobral, José Gllauco e Ulisandra Silva (Orgs.)
16. Recursos Naturais: Questões socioeconômicas e políticas do RN – Gesinaldo Cândido e Valdenildo da Silva (Orgs.)
17. Material de apoio para UbuntUCA: Sistema operacional, Writer, Impress, Calc e Internet – Diego Pereira e Rodrigo Siqueira (Orgs.)
18. Metodologias e procedimentos de pesquisa em educação e em ciências sociais – José Mateus do Nascimento e Lenina Lopes (Orgs.)
19. Abundância de vale com matas à verdejante Canguaretama/RN – Thiago Antônio de Oliveira
20. Imagens de destinos turísticos: Conceitos, modelos e casos – Márcio Marreiro, Sérgio Marques Jr. e Victor da Silva
21. (Santa) Rita de Cássia na boca do povo de Santa Cruz/RN: Identidades culturais em construção – Magda Renata Diniz
22. Diversidade linguístico cultural no ensino espanhol para brasileiros: Experiências reflexivas para alunos do IFRN – Bruno Rafael Venâncio e Raquel Serrão (Orgs.)
23. Intercompreensão de línguas românticas e língua inglesa – Janaina Michelle de Oliveira e Selma Alas Martins
24. Barthes (Im)pensado – Alfredo Henrique Oliveira Marques (Org.)
25. Crônicas Salineiras – Joilza Cortez, Magda Diniz, Rafael Medeiros, Tacicleide Vieira e Weber Alves (Orgs.)
26. Viver a velhice – Ivanilda Freire e Josenildo Pinheiro (Orgs.)
27. Expansão urbana de Parnamirim: Os desafios do planejamento urbano – Josyanne Pinto Giesta
28. Educação física no IFRN: Compartilhando saberes e experiências – Alison Batista, Augusto Ribeiro, Iracyara Souza, Irapuan Lucena, Ivana Lúcia e Joaquim Neto
29. Manual lúdico de química – Michele Asley Alencar, Luciana Medeiros Bertini e Francisca Belkise de Freitas Moreira
30. Plano Municipal de Turismo de Canguaretama/RN 2015-2025 – Renata Trigueiro e Darlyne Virginio
31. Europa, 1848. Brasil, 1930: duas revoluções – Ricardo Luiz de Souza
32. Barruadas e catabilhos – Auridan Dantas de Araujo
33. O processo de formulação do programa Universidade para todos: atores, coalizões e interesses – Lenin Cavalcanti
34. Estrada de ferro central do Rio Grande do Norte em Taipu/RN: transformações espaciais e memória – João Batista dos Santos
35. Enquanto o sol teima em brilhar – Ana Santana Souza
36. Nathaniel Hawthorne: O puritanismo e a hipótese do eros em A letra escarlate (1850) – Albéris Eron
37. Enfim, o que as mulheres querem? – Maria do Socorro Silva
38. Astronomical Journeys – Antonio de Araujo Sobrinho
39. Projeto hemisférico: “Gestão e certificação escolar para formação e credenciamento de competências laborais e chaves no segundo ciclo da educação secundária” – Jaime Biella, Maria Cabral e Otávio Tavares (Orgs.)
40. O (In)imaginável elefante mal-ajambrado – Saul Estevam Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA