Um dia eu me perguntei: quantas pessoas no Brasil têm o mesmo nome que o meu? Uma resposta impossível de saber. Mas o que parecia complicado agora é totalmente possível por meio de uma ferramenta online do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – chamada “Nomes no Brasil”.

A plataforma, criada a partir do Censo de 2010, com o levantamento dos dados de 200 milhões de brasileiros, totaliza 130 mil nomes diferentes. Como já era de se esperar, o nome masculino mais comum é José (com mais de 5,7 milhões de registros) e o feminino é Maria (com mais de 11,5 milhões).

No banco de dados, os nomes foram contabilizados independentemente da grafia. Desta forma, os nomes Ana e Anna aparecem na mesma lista, bem como nomes acentuados e não acentuados são interpretados como o mesmo (por exemplo, Antonio e Antônio).

Nomes no Brasil

O interessante da plataforma é que além de mostrar a quantidade de pessoas que partilham do mesmo nome, o usuário pode verificar o nível de popularidade e a quantidade de pessoas que foram registradas com o mesmo nome ao longo das décadas – e em estados diferentes do país – por meio de um gráfico.

Confira o seu aqui .

image

DEIXE UMA RESPOSTA